Apagão nacional afeta MG e deixa dezenas de semáforos em flash em BH; fornecimento já foi restabelecido, diz Cemig
14/10/2025
(Foto: Reprodução) Apagão nacional afeta MG nesta terça-feira
Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) afetou o fornecimento de energia elétrica em diversos estados brasileiros, incluindo Minas Gerais.
A Cemig ainda não especificou quantos clientes foram afetados nem quais cidades foram atingidas.
Em Belo Horizonte, cerca de trinta semáforos amanheceram em modo intermitente (flash) devido ao apagão e às chuvas que atingiram a cidade na madrugada.
Há registros em diferentes regionais, como Centro-Sul, Barreiro, Nordeste, Noroeste, Pampulha e Venda Nova. Funcionários da BHTrans foram empenhados para resolver o problema.
A falha ocorreu por volta de 00h30 e, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), teve origem no Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta as redes de energia do país.
Em Minas, a Cemig informou que o corte no fornecimento foi provocado pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), mecanismo de segurança do SIN. O problema deixou várias cidades mineiras sem luz em todas as regiões do estado.
De acordo com a companhia, 99% dos clientes tiveram o serviço restabelecido até 1h30, após autorização do ONS. A normalização completa ocorreu às 6h12. A Cemig afirmou ainda que as causas do apagão, que também atingiu outros estados, serão investigadas pelo operador nacional.
SAIBA MAIS: Apagão durante a madrugada é registrado em ao menos 13 estados e no DF
Outros doze estados e o DF
O apagão atingiu também o Distrito Federal e estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Rondônia.
De acordo com o governo federal, a falha foi provocada por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). O incidente causou a interrupção de cerca de 10 mil megawatts de carga no SIN.
O ONS informou que, assim que o problema foi identificado, equipes iniciaram o processo de restabelecimento da energia. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o fornecimento foi totalmente normalizado ainda durante a madrugada, com duração da interrupção variando entre 8 minutos e 1 hora, a depender da região.
Oito estados e DF registram apagão nesta madrugada
Subestação cemig em Uberlândia
Cemig/divulgação
Vídeos mais assistidos do g1 MG