Baixada em Pauta #242: Professor explica diferenças entre Enem e Fuvest e dá dicas de preparação para os vestibulares
12/07/2025
(Foto: Reprodução) Durante o bate-papo, o educador Lucio Ribeiro ofereceu dicas aos estudantes e comentou sobre o uso da inteligência artificial (IA) no ambiente escolar. Baixada em Pauta: Lucio Ribeiro é o convidado da semana
O professor de matemática Lucio Ribeiro esteve no podcast Baixada em Pauta. Durante o bate-papo, o educador falou sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ofereceu dicas aos estudantes e ainda apontou como as instituições de ensino devem direcionar os alunos em tempos de ascensão da inteligência artificial (IA).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Para o docente, os estudantes que desejam se preparar para os vestibulares precisam entender as diferenças entre eles: enquanto o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera os padrões de acertos e erros para estimar a probabilidade de um estudante acertar cada questão, vestibulares como a Fuvest [da USP] usam a Teoria Clássica dos Testes (TCT), que avalia o desempenho dos alunos com base na pontuação total em uma prova.
“[O Enem] não tem intenção de eliminar você do concurso. A Fuvest, Unicamp, Unesp têm que eliminar. Por quê? Porque têm poucas vagas. [...] Então, ele tem que fazer uma prova de nível alto para tentar excluir a maioria dos alunos. O Enem, ele é classificatório”, disse ele.
O professor orientou os estudantes para que fiquem atentos durante a prova e evitem chutar as respostas. Ele reforçou que muitos alunos têm pressa para terminar, o que prejudica o resultado final.
“Chute no Enem não é legal. [..] Então, ele [aluno] tem que fazer vários simulados, ficar sentado para desenvolver a paciência, entre aspas, para que ele possa fazer uma prova de maneira correta”, afirmou.
Candidatos durante a prova do vestibular Unicamp 2025 na PUC, em Campinas
Pedro Amatuzzi/g1
Ribeiro também comentou sobre a responsabilidade do estudante diante da disseminação da inteligência artificial.
“A Inteligência Artificial veio para ficar, então nós [educadores] temos que ficar atentos a isso, [em] como fazer as perguntas no dia a dia para os alunos para que eles não apenas reportem o que escreveram lá [...] Que eles usem como ferramenta de estudo”, concluiu.
Baixada em Pauta: Lucio Ribeiro é o convidado da semana
g1 Santos
Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos