Baixada Santista soma mais de 214 mil MEIs; confira perfil por gênero e atividade econômica
09/07/2025
(Foto: Reprodução) Região concentra quase 5% dos microempreendedores do Estado de SP. Mulheres lideram em saúde e serviços domésticos, enquanto homens dominam construção e transporte. Pesquisa da Fundação Seade indica que a Baixada Santista, SP, registrou mais de 214 mil MEIs em 2025.
Toledo
A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, registrou 214.567 Microempreendedores Individuais (MEIs) em abril de 2025, o equivalente a quase 5% de todos os MEIs do estado. Os dados são de um estudo da Fundação Seade, elaborado com base no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), da Receita Federal.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Na Baixada Santista, Santos lidera o ranking regional, com 46.376 MEIs, seguida por Praia Grande (45.087) e São Vicente (41.698).
Distribuição por municípios da Baixada Santista
Diferenças de gênero por atividade econômica
Na Baixada Santista, as mulheres representam 47% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos, com 100.910 registros, enquanto os homens somam 113.656, o equivalente a 53%. Apesar da diferença, a participação feminina na região ainda é significativa e reflete o protagonismo das empreendedoras locais.
A distribuição dos Microempreendedores Individuais (MEIs) por atividade econômica revela afinidades distintas entre homens e mulheres, tanto no estado quanto na Baixada Santista.
Na região, homens predominam nas áreas de construção (90,8%) e transporte (82,4%), enquanto mulheres lideram nos serviços domésticos (94,1%) e na saúde (88,8%). O cenário é semelhante ao estadual, onde essas atividades também apresentam os maiores contrastes.
Segundo a Fundação Seade, os dados são estimativas baseadas em registros do CNPJ, com identificação de gênero feita por associação dos prenomes.
MEIs por sexo, segundo atividade econômica na Baixada Santista
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos