Compra de ouro ilegal pode dar até oito anos de prisão, alerta delegado; SSP faz conscientização no Shopping da Cidade, em Teresina
09/07/2025
(Foto: Reprodução) Pena para o crime de receptação varia de acordo com o grau de intenção e conhecimento do comprador. Roubos e furtos de ouro aumentaram em 73% em Teresina. Compra de ouro roubado ou furtado pode dar até oito anos de prisão, alerta delegado; SSP conscientiza clientes e lojistas
Eric Souza/g1
Quem compra ouro roubado ou furtado, ainda que não saiba sua origem, comete crime de receptação culposa e pode pegar até um ano de prisão, segundo o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Ao g1, o delegado disse ainda que, em casos em que há compra do ouro para revenda, mesmo que o vendedor saiba que o produto é ilegal, ele comete receptação dolosa qualificada. A pena chega a até oito anos de prisão.
De acordo com a SSP-PI, os roubos e furtos de ouro aumentaram em 73% em Teresina, no primeiro trimestre de 2025, comparado ao mesmo período de 2024.
"Em 2023, tivemos uma política pública de repressão ao furto e roubo de celulares. Em dois anos e meio, tivemos uma redução de quase 50% no roubo de celulares. O celular parou de virar moeda de troca e os investigados começaram a migrar pro ouro", comentou Zanatta.
"Pedimos aos consumidores e lojistasque não comprem ouro de procedência duvidosa sem exigir a nota fiscal. Só tem roubo porque existe o receptador", alertou.
Compra de ouro roubado ou furtado pode dar até oito anos de prisão, alerta delegado; SSP conscientiza clientes e lojistas
Eric Souza/g1
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube