Lula convida Alcolumbre e ministros do União Brasil para almoço no Alvorada
03/09/2025
(Foto: Reprodução) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e os ministros do governo que cujas indicações foram feitas pelo União Brasil para um almoço no Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (3).
Além de Alcolumbre, foram chamados por Lula os ministros Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração) e Frederico Siqueira (Comunicações).
Lula também convidou a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que é filiada ao PT e responde pela articulação política do governo.
PP e União se juntam no maior 'partido' do país
O encontro ocorre no dia seguinte ao anúncio de desembarque do governo pela federação formada por União Brasil e PP. Segundo os dirigentes dos partidos, os filiados terão de deixar os cargos.
A medida afeta diretamente o ministro do Turismo, Celso Sabino, que é deputado federal. Já Góes e Siqueira não são filiados ao União Brasil, porém ocupam vagas indicadas por Alcolumbre.
No PP, a decisão pode resultar na saída do ministro André Fufuca (Esportes), que também é deputado.
Segundo fontes do governo, Lula não marcou o almoço por causa do anúncio de desembarque. O presidente tem feito encontros com dirigentes e integrantes de partidos que têm ministérios do governo, a exemplo de MDB, PSD e Republicanos.
O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, não deve participar do almoço desta quarta. No partido, avalia-se que a relação com o governo ficou insustentável após Lula afirmar que não gosta de Rueda e que o dirigente não gosta dele.
Na última reunião ministerial, Lula cobrou ministros do União Brasil e do PP a defenderem o governo caso queiram permanecer nos cargos.
Evento de anúncio da federação entre União e PP
Renato Araújo/Câmara dos Deputados