Univás oficializa projeto “Receba” que fortalece vínculo com CAP em Pouso Alegre
16/09/2025
(Foto: Reprodução) Univás oficializa projeto “Receba” que fortalece vínculo com CAP em Pouso Alegre - Crédito: Divulgação
O lançamento oficial do projeto Receba (Rede Cooperativa de Educação Básica) aconteceu durante evento de sucesso realizado pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) neste sábado, dia 13 de setembro.
"O projeto é uma oportunidade real de trazermos toda a comunidade acadêmica para as atividades da Comunidade de Ação Pastoral (CAP) de Pouso Alegre. Então, o projeto é uma articulação entre a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), a Univás e a CAP que cria um espaço para que o ensino, a pesquisa e a extensão se fortaleçam. Aqui, nosso aluno vai ter a oportunidade de vivenciar na prática todas as nuances da sua profissão, interagindo com a comunidade e aplicando os conhecimentos adquiridos na sala de aula”, conta a pró-reitora de Graduação da Univás, Joelma Pereira Faria de Nogueira.
O projeto começou com um pedido do presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e do Deputado Federal, Rafael Simões, sendo que a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, Joelma Nogueira, e o coordenador do PPGEduCS, Atílio Catosso Salles, entraram em contato com a Comunidade de Ação Pastoral (CAP) para realização das atividades.
“Essa cooperação é de extrema importância tanto para Univás quanto para as crianças da comunidade que vão receber todo suporte para uma educação de qualidade. Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto de muito sucesso”, afirma Simões, que prestigiou o evento ao lado do Deputado Estadual, Dr. Paulo Valdir.
O reitor da Univás, José Dias da Silva Neto, comemora a parceria e agradece todos os cursos que através dos seus stands desenvolveram diversas atividades durante o evento na CAP.
“O projeto da Univás vai congregar ações de pesquisa, ensino e extensão na Comunidade de Educação Pastoral (CAP). O projeto Receba é coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEDuCS/Univás), justamente por uma demanda preeminente da CAP. Acadêmicos, coordenadores e professores desenvolvem diversas atividades hoje em uma interação perfeita com a comunidade pastoral”, explica.
A CAP foi fundada em 1978 pelo padre Mário Zappa e atua, desde então, com foco em educação, assistência e formação cidadã em Pouso Alegre.
“O lema da CAP é humildemente a serviço de todos. Então, sabendo da existência dessa comunidade de ação pastoral, fomos até a comunidade conversar com a professora Fátima, que nos recebeu de uma forma muito acolhedora. E, em conversa com a coordenadora diretora Fátima, bem como também com as coordenadoras pedagógicas do Centro Educacional Reis Magos, que integram essa comunidade de ação pastoral, nós formulamos, criamos, demos corpo a esse projeto, o Receba”, conta Atílio.
Durante o evento, coordenadores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Sistemas de Informação, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Pedagogia, Medicina, Nutrição e Psicologia da Univás, bem como a equipe comercial da FUVS, apresentaram os diferenciais e o ensino de excelência oferecido pela universidade.
“Esse evento lindo mostra esse ponto de conexão entre a Univás e a CAP. O Receba é um projeto de extensão que vai congregar, realizar também atividades de pesquisa e de ensino no Centro Educacional Reis Magos”, destaca o diretor da Unidade Fátima, Jair Assis.
O Receba visa fortalecer o vínculo entre universidade e escola comunitária, bem como oferecer formações e oficinas educativas aos professores e aos alunos dessa escola e realizar ações de intervenção e trocas de saberes.
“O público-alvo desse projeto, o Receba, são os professores da educação básica do Centro Educacional Reis Magos, os alunos desse centro educacional, todo o corpo técnico administrativo, bem como também a gente pretende acolher e realizar atividades com os pais e responsáveis”, esclarece Atílio, lembrando que as atividades realizadas no âmbito desse projeto se darão na Educação Infantil, Educação Fundamental 1 e 2.
Médico responsável: Dr. Saulo Gonçalves Lamas: CRM 53978 MG - RQE 36342 - RQE 36343